Luna Cursos Online

CURSOS


sexta-feira, 17 de julho de 2015

Placa de Video "R9 Fury X" a Top de linha da Radeon

A R9 Fury X da Radeon, chega para bater de frente com a GTX 980 da Nvidia, com preço semelhante, e promete rodar jogos em 4K e prova que tamanho não é documento!..

A equipe da Adrenaline recebeu a placa e fez vários testes. confira o vídeo abaixo
A Fury X chega equipada com o chip Fiji XT, um chip robusto por diversos motivos. O primeiro por conta da presença dos módulos de memória no mesmo interpositor, que tornam suas dimensões relativamente grandes. Outro motivo é a quantidade de processadores stream: com 4096, ela tem uma área de die de 596 mm², gigantesco ao lado de uma R9 290X e seus 438 mm² (e também mais modestos 2816 processadores stream), mas nada fora do normal ao lado da concorrência, já que uma GTX Titan X com o chip GM200 possui área de die de 601 mm².
Outra característica importante da R9 Fury X - e uma importante diferença em relação a R9 Fury - é seu sistema de resfriamento. Depois da boa aceitação da R9 295X2, a empresa voltou a investir em um sistema de resfriamento líquido, agora em parceria com a Cooler Master. A placa chegou levantando uma polêmica: alguns consumidores reclamaram do nível de ruído da Fury X, especialmente no modo ocioso. A AMD já contornou o problema, e as novas placas chegam com uma revisão nos componentes que reduz a emissão de sons. A Fury X utiliza exclusivamente este sistema de resfriamento, sendo que os consumidores que desejam placas com a solução de parcerias da AMD e resfriamento a ar devem ficar de olho na R9 Fury.

A Radeon R9 Fury X tem o objetivo de voltar a equilibrar o jogo com a Nvidia, brigando de frente com seu modelo mais potente, a GeForce GTX 980 Ti. A placa inclusive se posicionou de forma idêntica no preço: chegou ao mercado com preço sugerido de US$ 649, rigorosamente o mesmo da GeForce GTX 980 Ti. No Brasil seu valor segue um mistério, mas baseado nos valores inflacionados da primeira leva de placas, é muito provável que seu preço no lançamento não será dos mais cativantes. A GeForce GTX 980 Ti chegou ao país com valor sugerido para o consumidor final de R$ 3.900 (e tem ficado mesmo nessa casa, atualmente).

Conclusão
A Radeon R9 Fury X chegou tornando a resolução 4K em algo viável com apenas uma placa, e aquecendo a disputa com a Nvidia ao voltar a ter um modelo com capacidade de brigar de forma equilibrada com a topo de linha da rival. Apesar de não tomar a liderança nos testes em FullHD, o desempenho da placa na resolução UltraHD é excelente e, considerando o nível de performance destas placas, é aqui que o comparativo realmente importa. Se você vai jogar em FullHD, não precisa nem de uma, nem de outra.

A GeForce GTX 980 Ti e a Radeon R9 Fury X se alternam no topo dos comparativos em 4K, com diferenças que raramente ultrapassam os 10% de uma em relação a outra. Por conta disso, também traz uma característica semelhante à GTX 980 Ti: é uma placa capaz de encarar o gameplay em 4K, porém em games mais pesados podemos encarar uma flutuação entre os 30 e 50FPS se configurado em qualidade Ultra. Apesar de não fechar a tríade 60FPS - Ultra - 4K, temos aqui uma placa que, desabilitando alguns filtros, vai entregar o 4K em fluidez e qualidade excelente.

Para ver a matéria completa da equipe Adrenaline

Nenhum comentário:

Postar um comentário